Educação, Educomunicação, Ética e cultura digital, Internet, Metodologias Ativas na Educação Inovadora, Tecnologia
Temos de pensar como a tecnologia pode contribuir para as aprendizagens não apenas de conteúdos conceituais e procedimentais específicos, mas também, de forma responsável e articulada, para a aprendizagem de conteúdos atitudinais.
Pensando nessas aprendizagens, o comitê Internet Segura (NIC e CGI) criou uma série de materiais para orientação do uso da internet segura para públicos específicos:
Quero destacar que considero que um primeiro passo é pensar em orientações gerais para os educadores, que são o centro das formações onde atuo.
Os educadores precisam saber que tudo o que se faz na Internet gera consequências. Notamos que por vezes as pessoas estão procurando por aplausos, mas, ao invés disso, atitudes impensadas e inconsequentes podem geram gerar punições. Há vários exemplos, infelizmente, de posturas incoerentes com a ação educativa em redes sociais. Sabe-se, por exemplo, de publicações sem a devida autorização de responsáveis dos estudantes e deles próprios que ferem inclusive o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Esse é um primeiro ponto de atenção que deve ser abordado em formarão de professores para que possa ser transposto em atividades didáticas com os estudantes.
Fonte: https://internetsegura.br/