Gamificação em cursos a distância

O uso de games na educação hoje já é uma realidade. As pessoas aprendem por jogos o tempo todo, desde quando usa um aplicativo de celular como o Waze, onde muitos não encaram apenas como um GPS para ir e vir na cidade, afinal quanto mais interações com avisos ou confirmações de incidentes, o seu avatar vai evoluindo e você vai se tornando um jogador com os demais wazers da cidade.

Por isso é um erro dizer que a gamificação funciona apenas com crianças, hoje temos sites como o Code Academy, que ensina linguagens de programação utilizando jogos eletrônicos, onde o aluno a medida que evolui, recebe medalhas e troféus e participando de um ranking.

Nos cursos em EAD, utilizando a plataforma do Moodle é possível realizar um curso gameficado!

Abaixo, segue 5 plugins para serem instalados no Moodle que irão ajudá-lo a deixar seu curso gameficado:

Badges (medalhas)

Funcionalidade padrão do Moodle. O aluno recebe um badge (medalha) após a realização de uma atividade, acumula (medalhas) torna o aluno mais bem preparado para os demais da turma.

Ranking

Funcionalidade padrão do Moodle. É um bloco que mostra a todos os alunos do curso o ranqueamento de cada um perante a turma. Os critérios para a exibição e ordenação podem ser configurados e pode estar associado ao Badge.

Level up

É um plugin que pode estar associado ao Badge também, permite exibir conteúdos somente se o aluno cumprir determinadas atividades de maneira lúdica.

Game

É um plugin que pode substituir o famoso Hot Potato, que era necessário que instalar um software na máquina para desenvolver os jogos e depois incluir  no Moodle. O plugin Game possibilita a criação de jogos como Forca, Caça Palavras, Palavras Cruzadas, Quiz, etc. Os jogos são recursos que compõem a metodologia de gamificação.

Quiz Adventure

É um game associado às questões criadas no questionário padrão do Moodle. A interface do jogo é de um game de ação, onde é necessário conduzir uma nave espacial e agarrar as respostas corretas do questionário para não morrer no jogo. Pode ser um formato interessante dependendo do contexto e objetivo do curso, já que é totalmente lúdico e diferente do formato padrão de questionário.