Educomunicação é um campo teórico-prático que promove uma intervenção a partir de algumas primícias básicas: educação para a mídia; uso das mídias na educação; produção de conteúdos educativos; gestão democrática das mídias; e prática epistemológica e experimental do conceito.
Segundo Prof. Ismar de Oliveira Soares alguns tópicos nos ajudam a entender a educomunicação:
É um conjunto das ações inerentes ao planejamento e implementação de processos e produtos destinados a:
- Ampliar a capacidade de expressão de todas as pessoas num espaço educativo;
- Melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas;
- Desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação;
- Usar adequadamente os recursos da informação nas práticas educativas;
- Criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos.
Conceitos-chave:
- Ecossistema comunicativo
- Comunicação dialógica
- Planejamento participativo
- Avaliação coletiva
- Protagonismo (sujeitos midiáticos ativos)
- Uso criativo das tecnologias
- Gestão democrática da comunicação