Modelo de Plano de aula – EAD BNCC

Plano de Aula- Sala de Aula Invertida

Nome do professor: Ricardo Lima Série/ano: Curso Formação de Professores
Duração da aula 60 minutos Número de alunos 30
Habilidade e Conteúdo Conhecer a estrutura da Base Nacional Comum Curricular
Qual modelo de ensino Híbrido utilizará? □Rotação por Estações          XSala de Aula Invertida         □ Laboratório Rotacional         □ Rotação Individual □Outro:__________________________
Qual o vídeo será utilizado?

Se for usar um pronto, poste o vídeo, se for gravar, faça um breve resumo do roteiro.

https://www.youtube.com/watch?v=pq0ieMDrHr8

 

Como o vídeo será enviado para o aluno? Dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Qual ferramenta irá utilizar para saber que o vídeo foi assistido?  

Logs de sistema, e monitoramento de visualização de link interno.

Como você organizará os seus alunos com base nos dados? E Como realizará o Feedback?  

Após assistir o vídeo os professores deverão participar do fórum mencionando que que maneira pensarão sobre as competências e habilidades previstas para turma com a qual trabalha

 

 

 

 

 

 

Descreva abaixo os momentos da sua aula e quanto tempo espera gastar em cada um deles:
Tempo Gasto Descrição da atividade Papel do Aluno Papel do Professor
 

 

10 minutos

Roda de conversa sobre as sensações de participação do fórum (estou pressupondo que os professores nunca fizeram uma aula invertida no seu processo de formação).

 

 

 

 

Trazer e compartilhar suas impressões com a sala.

 

Mediar os momentos de fala, garantindo a todos a palavra.

 

 

 

20 minutos Retomar os pontos principais de vídeo, utilizando uma apresentação em PowerPoint desses pontos abrindo para discussões Levantar questionamentos e dúvidas sobre o que não entendeu da BNCC. Mediar os questionamentos, incentivando que as respostas partam dos pares (demais alunos).
30 minutos Leitura em dupla da introdução da BNCC aspectos: Competências gerais da educação básica; Os marcos legais que embasam a BNCC; Os fundamentos pedagógicos da BNCC. A partir de um roteiro prévios de exploração, o professor devera em dupla fazer uma leitura dos 3 aspectos da introdução da BNCC e identificar os pontos centrais. A tarefa deverá ser postada no AVA na atividade referente. O professor irá circular entre os grupos, auxiliando na elaboração e postagem da atividade.

Fonte: Curso Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação – www.ensinohibrido.org.br