Plano de Aula- Sala de Aula Invertida
Nome do professor: | Ricardo Lima | Série/ano: | Curso Formação de Professores | |||||
Duração da aula | 60 minutos | Número de alunos | 30 | |||||
Habilidade e Conteúdo | Conhecer a estrutura da Base Nacional Comum Curricular | |||||||
Qual modelo de ensino Híbrido utilizará? | □Rotação por Estações XSala de Aula Invertida □ Laboratório Rotacional □ Rotação Individual □Outro:__________________________ | |||||||
Qual o vídeo será utilizado?
Se for usar um pronto, poste o vídeo, se for gravar, faça um breve resumo do roteiro. |
https://www.youtube.com/watch?v=pq0ieMDrHr8
|
|||||||
Como o vídeo será enviado para o aluno? | Dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). | |||||||
Qual ferramenta irá utilizar para saber que o vídeo foi assistido? |
Logs de sistema, e monitoramento de visualização de link interno. |
|||||||
Como você organizará os seus alunos com base nos dados? E Como realizará o Feedback? |
Após assistir o vídeo os professores deverão participar do fórum mencionando que que maneira pensarão sobre as competências e habilidades previstas para turma com a qual trabalha
|
|||||||
Descreva abaixo os momentos da sua aula e quanto tempo espera gastar em cada um deles: | ||||||||
Tempo Gasto | Descrição da atividade | Papel do Aluno | Papel do Professor | |||||
10 minutos |
Roda de conversa sobre as sensações de participação do fórum (estou pressupondo que os professores nunca fizeram uma aula invertida no seu processo de formação).
|
Trazer e compartilhar suas impressões com a sala. |
Mediar os momentos de fala, garantindo a todos a palavra.
|
|||||
20 minutos | Retomar os pontos principais de vídeo, utilizando uma apresentação em PowerPoint desses pontos abrindo para discussões | Levantar questionamentos e dúvidas sobre o que não entendeu da BNCC. | Mediar os questionamentos, incentivando que as respostas partam dos pares (demais alunos). | |||||
30 minutos | Leitura em dupla da introdução da BNCC aspectos: Competências gerais da educação básica; Os marcos legais que embasam a BNCC; Os fundamentos pedagógicos da BNCC. | A partir de um roteiro prévios de exploração, o professor devera em dupla fazer uma leitura dos 3 aspectos da introdução da BNCC e identificar os pontos centrais. A tarefa deverá ser postada no AVA na atividade referente. | O professor irá circular entre os grupos, auxiliando na elaboração e postagem da atividade. | |||||
Fonte: Curso Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação – www.ensinohibrido.org.br