
Para que o desenho da aprendizagem possa ser realizado de forma estruturada, é necessário planejar.
Hoje iremos falar sobre a Matriz de Desenho Instrucional, onde podemos “mapear” todas as atividades a serem realizadas dando dados precisos sobre o que deverá ser desenhado e desenvolvido para que possa ser implementado ou publicado para o uso.
A Matriz de Desenho Instrucional fornecerá todas as informações a cerca de conteúdos, tecnologias, mídias e demais informações que possam garantir o desenvolvimento do curso sem atraso ou desorganização.
Unidades
São os módulos, que compõe o curso, e sua complexidade é estipulada de acordo com sua divisão, de forma que não perca seu significado, extensão, tempo e principalmente os objetivos de aprendizagem.
Objetivos
Quando o aluno finalizar aquela unidade, o que ele precisa ter aprendido?
Papéis
Os papéis na aprendizagem são realizados pelos alunos, professores, tutores, pode ser um especialista convidado para um chat, a ideia aqui é mostrar os papéis definidos na atividade para que possa ser reproduzida com qualidade.
Atividades
Aqui é onde definimos as atividades a serem realizadas pelos alunos dentro da unidade.
Duração e Período
Carga horária do módulo, tempo para sua conclusão. É muito importante haver uma padronização desse tempo para que o aluno não sinta um desequilíbrio entre as atividades.
Esse equilíbrio é fundamental para que o aluno possa dar continuidade nos estudos, ele identificará qual a real necessidade de tempo para se dedicar ao desenvolvimento da atividades
Ferramentas
São as soluções e serviços e comunicação de aprendizado eletrônico como por exemplo: blog, radio online, slides, vídeos, tutoriais, glossário, alem de recursos de monitoramento e avaliação.
É importante destacar esta etapa, pois é fundamental uma boa definição dos recursos mínimos necessários para utilizar a ferramenta
Por exemplo: Podcast
O aluno tem um player para gravar/editar/ouvir?
Terá microfone ou celular para captação desse audio?
Planejando podemos evitar surpresas desagradáveis durante o curso, diante da utilização de uma ferramenta que demanda outras soluções.
Conteúdos
Aqui colocamos o que o aluno irá visualizar, podendo ser um documento em PDF, um vídeo, texto, imagem, mapa conceitual, etc.
Avaliação
O objetivo da avaliação é examinar se o aluno obteve sucesso ou não naquele projeto instrucional e se contempla os objetivos de aprendizagem.
Ele pode ser realizado de diversas formas, em atividades, fóruns, email, blog, relatório, artigo ou um projeto final.
Finalizando
Após o preenchimento da Matriz Instrucional, é importante o Designer Instrucional revisar o documento e observa-lo do ponto de vista do aluno, para que possa estar claro a proposta do curso, se os elementos escolhidos em cada unidade realmente contribuem para o caminho de aprendizagem do aluno e se o fluxo dos elementos (horizontal e vertical) estão realmente conectados.
O desenho das unidades são aplicadas em diferentes Modelos Intrucionais onde no DI Fixo o foco é em conteúdos e atividades individuais, no DI Aberto as atividades grupais e produção coletiva são mais utilizadas, e no DI Contextualizado a matriz pode ser estendida e adaptada a conceitos e desempenhos diferenciados.