Modelos de Desenho Instrucional – Fixo, Aberto e Contextualizado

O pujante crescimento das tecnologias resultou na expansão do Ensino a Distância (EAD) no mundo, democratizando o ensino, possibilitando acesso a grandes contingentes de indivíduos que se encontram distantes das possibilidades de construir conhecimentos por diversos motivos, desde geográficos, físicos ou pessoais.

Mas é importante ressaltar, que o ensino a distância não é simplesmente a reprodução de uma aula presencial, é necessário pensar com cautela, em seu formato, explorando todos os recursos disponíveis na web e no Ambiente Virtual (AVA).

Nesse sentido, o Designer Instrucional (DI) se torna o responsável direto no sucesso do projeto, optando por um modelo de DI adequado, para alcançar os objetivos almejados.

Designer Instrucional Fixo

Trata-se de um curso em formato fixo, rígido e recursos repetitivos, com poucas ou nenhuma interação.

A sua principal característica é a separação das fases de concepção (design) e execução (implementação). A interação dos alunos ocorrem assim que é colocado em produção, com feedbacks automatizados, e sem a possibilidade de alterações, ideal para educação em massa.

Designer Instrucional Aberto

Presente em cursos mais dinâmicos, tendo como principal característica a flexibilidade na condução do curso, que é pré-configurados e adaptados de acordo com o feedback dos alunos. Há a necessidade um educador durante o curso, por meio de interações constantes com os tutores e alunos seja de forma individual ou coletiva.




Designer Instrucional Contextualizado

Está presente em cursos e instituições que utilizam ferramentas da Web2.0 (Twitter, Redes Sociais, Aplicativos Móveis, Fóruns etc.).

É um modelos que busca o equilíbrio do DI Fixo e o DI Aberto, tornando um modelo mais flexível com mudanças constantes, de acordo com o feedback dos alunos, sem abrir mão de algumas atividades já programadas como no DI Fixo.

É importante ressaltar que as fases de designer são mais rápidas e menos detalhadas, enquanto a avaliação e implementação é mais longa, com a possiblidade de alterações programadas durante o processo de formação.

A necessidade  de interação entre o  educador, tutor e alunos são fundamentais, devido as constantes alteraçãos que ocorre durante esse processo.

1 Comentário

  1. Pingback: Matriz de Desenho Instrucional | ricardosdelima

Comentários encerrados.